Smartwatch ou smartband? Qual a diferença? Qual comprar?

Se você está em dúvida entre smartwatch ou smartband, saiba, antes de mais nada, que ambos os dispositivos são “wearable” (ou “dispositivos vestíveis”, em tradução livre). Embora smartwatch e smartband sejam semelhantes, os termos não se referem aos mesmos produtos.

Além disso, as características do smartwatch ou smartband diferem tanto na parte estética quanto nas suas funções. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações acerca da diferença entre smartwatch e smartband, assim como outros aspectos relevantes.

Qual a diferença entre smartwatch e smartband?

De modo simplificado, o smartwatch (relógio inteligente) é um dispositivo que permite acessar recursos inteligentes como apps de música, mensagens e ligações de modo independente, ou seja, sem precisar de um smartphone por perto.

Ao contrário, a smartband (pulseira inteligente) é um dispositivo que também pode acessar recursos inteligentes, mas precisa se conectar com um smartphone para realizar suas funções.

Características dos smartwatches e smartbands

Um elemento central a considerar ao analisar a diferença entre smartwatch e smartband pode ser encontrado no fato de que o primeiro tem um visual muito similar ao de um relógio comum.

A princípio, alguns modelos, como o Mi Band 3 e o Mi Band 6, têm displays que lembram os de relógios analógicos. Salvo essas semelhanças estéticas, os smartwatches são bem mais que isso, principalmente para os praticantes de atividades físicas.

O smartwatch dispõe de muitos recursos para os usuários que apreciam atividades físicas, como interação e acesso às notificações recebidas em seu celular, controles de apps de músicas, atendimento de ligações (como se popularizou entre os consumidores do Mi Band 6), dentre outros.

Então, como explicamos, um smartwatch apresenta um importante destaque: sua independência frente aos smartphones.

Com o relógio inteligente, você não tem que interromper as suas atividades físicas para pegar o celular. Aliás, você nem precisa levar o celular com você. Isto porque o smartwatch é capaz de acessar, por si mesmo, os recursos.

Em contrapartida, como explicamos, uma smartband depende exclusivamente de uma conexão com o celular para ser totalmente funcional.

Alguns modelos de smartband parecem, visualmente, mais com pulseiras do que com relógios, embora também tenham as funcionalidades tradicionais dos relógios (o que o smartwatch também apresenta), como cronômetro, despertador, mostrador de hora, entre outros.

Contudo, as funções principais de uma smartband visam monitorar os exercícios físicos. Alguns modelos conseguem receber notificações do smartphone, mas, diferentemente dos smartwatches, não são capazes de interagir com ele.

Leia também: Melhor smartwatch Xiaomi

Quanto dura a bateria do smartwatch? Quanto dura a bateria da smartband?

Muitos consumidores, ao decidirem entre smartwatch ou smartband, acabam negligenciando um elemento crucial: a potência da bateria.

Na smartband, a bateria pode resistir – dependendo do modelo – até 20 dias sem exigir carregamento. Por outro lado, no smartwatch, a duração é de aproximadamente 24 horas.

smartwatch ou smartband

A evolução dos wearables

Assim como não representa novidade encontrar, no mercado, dispositivos portáteis que desempenham funções alternativas, uma nova era (marcada pelo prefixo “smart”) parece ter sido inaugurada: os smartwatches e smartbands já utilizam as mesmas linguagens dos sistemas operacionais presentes em gadgets, tablets e smartphones.

É provável, no entanto, que muitos consumidores não saibam o que caracteriza um dispositivo como “smart” (ou “inteligente”).

É simples: se um determinado aparelho executa tarefas adicionais àquelas que foram inicialmente projetadas, ele pode ser considerado um “dispositivo inteligente”.

Cronometrando o tempo

O primeiro aparelho que, de uma forma ou outra, pode ser classificado como “relógio inteligente”, surgiu em 1940. Embora os historiadores ainda não tenham definido qual foi a empresa pioneira, o modelo “Broad Arrow” é apontado pela maioria dos estudiosos como o primeiro smartwatch.

Primordialmente, além da exibição das horas, função para o qual o relógio foi inicialmente projetado, este produto podia cronometrar o tempo – uma “função secundária” que, todavia, fez do aparelho o precursor dos modelos que conhecemos na atualidade.

Calculadora de pulso

No ano de 1975, foi lançado, pela companhia Pulsar, a calculadora de pulso chamada de “Pulsar Time Computer”. Este dispositivo continha 4 baterias: 2 se dedicavam à iluminação de sua tela de LED, enquanto outras 2 eram usadas exclusivamente para alimentar a funcionalidade de realizar cálculos matemáticos.

Por consequência, o dispositivo era comercializado junto a uma caneta – uma ferramenta de digitação, pois dava aos usuários o acesso necessário ao pequeno teclado do relógio.

Em segundo lugar, é preciso ressaltar que, a partir do lançamento deste dispositivo, outras empresas passaram a investir na elaboração de relógios de pulso que, assim, começaram a ficar mais dinâmicos.

Antes de tudo, bons exemplos de tal expansão na produção dos relógios de pulso inteligentes podem ser encontrados no modelo Seiko D409 (de 1982, com 112 bytes em sua memória interna), no Epson RC20 (de 1985, que exibia diversos fusos horários) e no Casio CFX 400 (dotado de recursos avançados de cálculo, sendo anunciado como “calculadora científica para ser usada no pulso”).

Comparativo dos produtos

Além das funções que já vimos, o preço é um dos diferenciais que não podem ser deixados de lado.

Justamente em decorrência das funções que possui, os smartwatches são bem mais caros que qualquer tipo de pulseira inteligente – na dúvida, basta fazer uma pesquisa rápida em seu celular.

Conforme as especificidades de cada um dos modelos de pulseira, as diferenças nos valores podem ser bastante significativas, devido, em grande medida, às funções mais ou menos numerosas presentes nos modelos comparados.

Analisamos 6 produtos para você comparar seus principais recursos e preços.

1. Smartwatch Iwo8 W34S

Smartwatch Iwo8 W34S

Comprar na Amazon

Entre as funções do Iwo8 W34S, destacam-se o monitoramento da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de oxigênio no sangue. O modelo traz, ainda, funções como lembrete sedentário, alarme e monitoramento do sono – tudo em consonância com o smartphone do usuário.

Anteriormente acostumados a utilizar exclusivamente o smartphone para essas funções, os consumidores apreciam a possibilidade de alternar entre modalidades esportivas, girar o pulso para acionamento automático da tela, tirar fotos remotas, configurar o formato da hora, receber ou rejeitar chamadas do smartphone e, ainda, funções únicas no design musical.

Pontos positivos do Smartwatch Iwo8 W34S

  • Alta compatibilidade: suporte para celulares Android 4.4 ou superior, e iOS 9.0 ou superior;
  • Dimensão da tela: 44 mm, otimizando as funções do relógio;
  • Possui 7 interfaces diferentes para personalizar da forma que o usuário achar melhor.

Pontos negativos do Smartwatch Iwo8 W34S

  • As sincronizações e notificações, via Bluetooth, não são tão eficientes como nos modelos de marcas mais renomadas;
  • Não é à prova d’água;
  • Resolução do display inferior em comparação a outros produtos da mesma faixa de preço.

2. Smartwatch LS02 Haylou

Smartwatch LS02 Haylou

Comprar na Amazon

Tido como um dos melhores produtos para receber ligações e controlar o batimento cardíaco, a bateria do Smartwatch LS02 Haylou dura bastante e, ainda, articula um bom preço com recursos muito completos.

Pontos positivos do Smartwatch LS02 Haylou

  • Tela com alta resolução, proporciona uma nítida diferença na intensidade do brilho, por meio de um recurso independente e sem precisar de carregamento adicional;
  • Excelente conexão via bluetooth independente: a principal diferença é que os usuários não vão precisar ficar esperando pareamentos longos;
  • Compatibilidade com iOS e Android, com contador de passos eficiente;
  • O produto é leve e, também, não depende de outros gadgets para funcionar.

Pontos negativos do Smartwatch LS02 Haylou

  • Como não conta com GPS integrado, compromete a localização física dos usuários que, embora com um produto leve, podem se perder em seus passos;
  • O fato de não ser indicado para mergulhos representa uma das maiores diferenças para os concorrentes, uma vez que não é capaz de responder adequadamente a uma necessidade de muitos consumidores;
  • O controle das notificações do celular é um dos pontos negativos do modelo que, neste quesito, não pode responder à altura dos outros produtos de seu gênero.

3. Smartwatch Garmin Forerunner 235

Smartwatch Garmin Forerunner 235

Comprar na Amazon

O Smartwatch Garmin Forerunner 235 é equipado com um GPS potente e um sensor óptico de alta precisão, permitindo que o usuário confira sua frequência cardíaca.

Trata-se de um dos dispositivos preferidos pelos consumidores que apreciam realizar atividades físicas, embora não seja comercializado a um valor baixo.

Pontos positivos do Smartwatch Garmin Forerunner 235

  • Design fino e leve, parecido com outros produtos da marca;
  • GPS de alta precisão;
  • Monitoramento eficiente de gasto calórico, número de passos, frequência cardíaca e diversos outros parâmetros.

Pontos negativos do Smartwatch Garmin Forerunner 235

  • Preço alto;
  • Não possui tecnologia touchscreen;
  • Não atende ligações ou responde mensagens.

4. Smartband Samsung Galaxy Fit E

Smartband Samsung Galaxy Fit E

Comprar na Amazon

As diferenças mais importantes do Galaxy Fit E são, dentre outras, mais recursos, melhor tela, mais sensores e bom monitoramento de sono.

Pontos positivos da Smartband Galaxy Fit E

  • Possibilidade de utilizá-lo por sete dias, devido à excelente autonomia de bateria;
  • Classificação de resistência à água de 50 metros, permitindo que você usufrua melhor da sua semana de exercícios, mesmo se estiver debaixo d’água;
  • Sensor de batimentos cardíacos;
  • Disponibilidade de cores para atender diferentes perfis: preto, branco e amarelo.

Pontos negativos da Smartband Galaxy Fit E

  • Pulseira de silicone não é muito confortável;
  • Alguns usuários reclamam que, muitas vezes, a smartband Galaxy Fit E reinicia sozinha.

5. Smartband Xiaomi Mi Band 5

Smartband Xiaomi Mi Band 5

Comprar na Amazon

Semelhantemente aos outros produtos da marca, a pulseira inteligente Xiaomi Mi Band 5 é uma das mais acessíveis, com boa autonomia, várias funcionalidades e, ainda, obtendo vários comentários positivos de seus consumidores.

Podemos destacar as funcionalidades do produto e a resistência a águas profundas (até cinquenta metros), com sensores que rastreiam as formas mais comuns de exercícios.

Pontos positivos da Smartband Xiaomi Mi Band 5

  • Autonomia da bateria: a Xiaomi promete que ela dura até vinte dias no “modo repouso”, que permite a utilização de aplicativos inteligentes para monitorar a sua saúde;
  • Compatibilidade com os aplicativos do sistema operacional da Apple (iOS 10 ou superior) e com o Android 4.4 ou superior, permitindo uma ampla gama de aplicativos para controlar a sua saúde durante a realização de exercícios;
  • Resistente à poeira que tende a se acumular no pulso.

Pontos negativos da Smartband Xiaomi Mi Band 5

  • Menor precisão no registro do batimento cardíaco, embora os recursos sejam muito parecidos às versões mais recentes;
  • Baixa atratividade do design, com visor menor e problemas parecidos aos supramencionados, dificultando a visualização do batimento cardíaco e outras informações;
  • Alguns usuários reclamam porque a Smartband Xiaomi Mi Band 5 não permite utilizar outras funções, como ver as horas, enquanto está monitorando atividades ou usando o cronômetro.

6. Smartband Vivosmart 4 Garmin

Smartband Vivosmart 4 Garmin

Comprar na Amazon

A Smartband Vivosmart 4 Garmin conta com recursos interessantes como monitor de frequência cardíaca com base no pulso, rastreador de estresse ao longo do dia, chamadas e mensagens de texto, e tela OLED sensível ao toque.

Pontos positivos da Smartband Vivosmart 4 Garmin

  • Disponível nas cores cinza, preto, azul bebê e vinho;
  • Design jovem e boa ergonomia;
  • Tela brilhante de fácil visualização;
  • Uma única carga pode fazer a bateria da smartband durar por até 7 dias.

Pontos negativos da Smartband Vivosmart 4 Garmin

  • Pode ser difícil enxergar as informações na tela quando estiver muito claro;
  • Alguns usuários reclamam da responsividade da tela, que às vezes não é muito precisa;
  • Sincronização com o celular não é muito boa;
  • O material da pulseira pode causar certo desconforto com o uso prolongado.

Afinal, é melhor comprar smartwatch ou smartband?

Agora que você já conhece um pouco mais acerca desses dispositivos, certamente pensará melhor antes de tomar uma decisão de compra, não é mesmo? Da mesma forma, é indicado conhecer bem as suas necessidades e objetivos.

Apesar disso, quem quer mensurar sua performance esportiva de modo preciso – seja um atleta profissional ou amador –, as smartbands podem trazer bons resultados.

As pulseiras são práticas e colaboram com o acompanhamento de sua evolução em jogos profissionais, exercícios na academia, caminhadas ou corridas.

Com o propósito de atingir o desempenho ideal, a smartband também pode ajudar no seu trabalho, uma vez que você pode contabilizar os períodos de inatividade, dentre outras funcionalidades.

Para muitos consumidores que priorizam a conectividade, a smartband pode ser deixada de lado em prol da aquisição de um smartwatch. Com ele, você não precisará sair da sua casa sempre portando o celular, à medida que poderá atualizar suas redes sociais e navegar diretamente através do relógio inteligente.

Onde comprar smartwatch ou smartband pelo melhor preço?

Todos os modelos analisados aqui estão disponíveis na Amazon por excelentes preços, com rapidez e segurança nas entregas, de modo que você pode fazer a sua escolha com a máxima tranquilidade.

Você também pode clicar no botão abaixo e pesquisar outros modelos de smartwatch ou smartband.

Comprar com desconto na Amazon

smartwatch ou smartband

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre relógio smartwatch e smartband?

De modo resumido, os dois são dispositivos que acessam recursos inteligentes como monitor de frequência cardíaca, contador de passos, relógio, alertas e mensagens. A diferença é que a smartband precisa de um celular por perto para funcionar, enquanto o smartwatch não precisa.

As baterias são duradouras?

Como tem mais autonomia e recursos, a bateria do smartwatch dura menos que a da smartband. Em princípio, é necessário ficar atento, uma vez que a utilização constante do smartwatch e a necessidade de realizar diversas cargas em pouco tempo tende a impactar negativamente a vida útil do seu dispositivo.

Há diferenças no design dos produtos?

Embora sejam muito semelhantes, há muitos modelos (sobretudo, de smartwatches) que buscam mantar o padrão visual de um relógio, com displays mais largos. A smartband, por outro lado, conta com uma tela menor e o visual similar ao de uma pulseira.

Smartwatch ou smartband: qual é mais leve?

A smartband é mais leve, porque o smartwatch conta com uma quantidade superior de componentes internos que permitem a este dispositivo funcionar de modo mais independente.

Smartwatch ou smartband: qual é mais caro?

Em termos práticos, os preços são os maiores diferenciais entre os produtos. Uma vez que o smartwatch possui mais funções, independência e, inclusive, um visor maior, tende a ser mais caro.

Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola

O amor pela escrita e o gosto por aprender coisas novas é algo que reconheço em mim desde sempre. Formada em Ciências da Computação, por pouco não fiz Jornalismo. Também sou apaixonada por games, café, histórias, cultura geek, pets, música, k-dramas e tecnologia. Há mais de 12 anos, escrevo sobre diversos assuntos com o objetivo de compartilhar conhecimento com as pessoas.

Artigos: 45